"L'Architecture d'aujourd'hui" ("A Arquitetura de Hoje" - tradução livre) é a mais antiga revista de arquitetura na França. Fundada por André Bloc em 1930, teve papel fundamental na propagação do discurso e imagem da arquitetura moderna. Nesse mesmo ano, a revista produziu uma série de documentários dirigidos por Pierre Chenal, apresentado em Paris em Maio de 1931.
Hoje em Cinema e Arquitetura apresentamos o documentário intitulado "L'Architecture d'aujourd'hui", focado no trabalho de Auguste Perret, Robert Mallet-Stevens e Le Corbusier, que também foi co-roteirista do filme.
Mais informações a seguir.
FICHA TÉCNICA
Título original: L'Architecture d'aujourd'hui
Ano: 1930
Duração: 18 min.
Origem: França
Direção: Pierre Chenal
Roteiro: Pierre Chenal & Le Corbusier
Música: Albert Jeanneret
SINOPSE
Le Corbusier, que havia conhecido pouco tempos antes Chenal, elogiou sua habilidade de capturar a "verdade" da nova arquitetura no cinema. Possivelmente editado pelo próprio Le Corbusier, L'Architecture d'aujourd'hui tem a arquitetura como única protagonista.
Depois de mostrar e visitar três villas de Paris - incluindo La Villa Savoye - e o complexo habitacional em Pessac, o filme termina com o Plan Voisin: a radical proposta em que uma área moderna é construída por arranha-céus em aço e vidro, e blocos de apartamentos são ligados por rodovias para substituir as insalubres favelas do centro da cidade.
Uma mão age firmemente sobre o modelo, atentando aos principais aspectos da visão de Le Corbusier sobre a "cidade radiante": o sol, o espaço e o verde. A trilha sonora original é baseada em um ritmo de marcha e foi composta por Albert Jeanneret, irmão de Le Corbusier.